Plantas

Lorenzoniorum

Syagrus lorenzoniorum

Detalhes:

Uma das mais novas palmeiras brasileiras, que certamente alcançará posição de destaque no paisagismo nacional. Originária dos afloramentos rochosos na região serrana do Espírito Santo.


Espécie de palmeira recentemente (2010) descrita, em homenagem à família do conservacionista Luís Leôncio Lorenzoni. Possui caule solitário, esbelto e curto, coroado por uma copa em formato ascendente, composta por folhas levemente arqueadas e plumosas. Distingue-se facilmente de S. picrophylla (seu parente mais próximo) pelos frutos arredondados, menor porte, folhas destituídas de pecíolos e pela presença de ramento sobre as nervuras na face inferior.


De grande valor em paisagismo, graças à harmonia e textura de sua folhagem, além de seu porte pequeno a médio. Suas amêndoas (mesocarpo) são comestíveis e muito apreciadas, razão pela qual foi introduzida em cultivo pela família Lorenzoni.


Muito rústica, prefere solos bem drenados e plantio a sol pleno. Tolera seca por períodos prolongados. Pode ser cultivada em uma ampla diversidade de climas tropicais e subtropicais.

Disponibilidade:

• São Paulo