Flamboyant
Considerada uma das árvores mais bonitas do mundo, o flamboyant tem características que a tornam única e impossível de não admirar!
Seu nome científico é Delonix regia e popularmente é chamada de Flamboyant com origem da palavra na língua francesa e inspiração nas lindas flores que surgem na primavera e no verão: flamboyant significa flamejante, bem apropriado às flores grandes, de cor vermelha, alaranjada e amarela, que cobrem toda a copa da árvore na época da floração.
Essa árvore extraordinária tem origem na costa leste da África, mais especificamente em Madagascar, e também nas ilhas do Oceano Índico. As primeiras mudas foram trazidas para o Brasil durante o reinado de Dom João VI, e rapidamente se popularizaram por terem se adaptado muito bem ao clima e ao solo do nosso país.
Atualmente, é possível encontrar árvores flamboyant em todo o país. Elas são especialmente comuns no Sudeste, onde costumam ser plantadas em parques, praças, jardins e calçadas.
Inclusive, seu plantio em calçadas estreitas não é recomendado por conta da força de suas raízes, que podem arrebentar o cimento e danificar a estrutura e as construções próximas.
É preciso observar, também, encanamentos que estejam localizados abaixo de onde se pretende plantar um flamboyant.
O tronco da acácia-rubra é muito forte e espesso. Na parte de cima começa a se dar a ramificação, originando os galhos que vão suportar os lindos cachos de flores. A copa da árvore flamboyant pode ser muito ampla, algumas vezes chegando até a ter um diâmetro maior do que a altura alcançada pelo tronco.
A árvore flamboyant adulta pode chegar a 15 metros de altura e tende a crescer bem rápido, cerca de um metro e meio por ano nas regiões mais quentes.